terça-feira, 9 de março de 2010

Nickelodeon ganha nova identidade visual em abril


O canal de TV por assinatura Nickelodeon prevê para o mês de abril uma reformulação de sua identidade visual para o público brasileiro. Com a alteração, o canal ficará visualmente mais próximo de sua versão existente nos Estados Unidos. Confira ao lado o novo logo do canal.

Clique na imagem para assistir
A Nickelodeon (ou apenas Nick) surgiu nos Estados Unidos no ano de 1977 e com o nome de Pinwheel (confira chamada do canal no vídeo ao lado). A partir de 1981, o canal muda de nome e passa a se chamar Nickelodeon. O primeiro logo do novo nome foi desenhado por Lou Dorfsman e Bob Klein (confira o vídeo ao lado e abaixo).

Entre os anos de 1981 a 1984 a emissora passa por alguns problemas financeiros, já que os seus lucros eram considerados baixíssimos para o atual mercado de por assinatura nos Estados Unidos.

Clique na imagem para assistir
A partir de 1984, o então presidente da MTV Networks, Bob Pittman, convidou os então fundadores da Fred/Alan para redesenhar o conceito do logo e canal. Vale lembrar que Fred Seibert e Alan Goodman foram os responsáveis pela criação do logo da MTV. A dupla então se encarregou de mudar a imagem do canal e torná-lo mais atraente para o público e anunciantes.

A primeira medida adotada foi manter o nome Nickelodeon e tratar a emissora como um clube exclusivo para crianças. Isto aproximou as crianças do canal, uma vez que elas não apenas assistiam, mas também participavam e se viam na programação.

Clique na imagem para assistir
Ainda em 1984 surgiu o logotipo no formato "splash", que ainda é usado no Brasil, tendo como principais propriedades a cor brilhante e laranja, além da flexibilidade de usos. O então novo logo permitiu uma infinidade de combinações e formatos.

Após 25 anos de utilização e constatar a falta de padronização utilizada entre os canais da rede Nick e mesmo em sua programação, oa emissora decidiu redesenhar seu logo, tornando-o mais simples e padrão. Além disto, os logos antigos remetiam ao tipo de criança que havia nos anos 80 e que hoje já não possui as mesmas características.

Clique na imagem para assistir
O novo logo utiliza um formato mais simples com tipografia em caixa-baixa (letras em minúsculo). O ponto principal do novo logo é a letras "i" que representaria a silueta de uma criança. Segundo apurou a redação vcfaz.net, a mudança deve ocorrer em abril, mas ainda não há uma data estabelecida para a alteração (confira ao lado a chamado para o novo "Nick"). Por vcfaz.net

2 comentários:

  1. A Oi E Um Lixo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nickelodeon o melhor programa infantil ke existe!!
    ICarly, Bob esponja, Big time rush etc xD

    ResponderExcluir